Silvia Colello, na vídeo-aula 2, da ação educativa ao longo da trajetória escolar.
A ação educativa deve estar em perfeita sintonia com a trajetória escolar do estudante. E, ao longo dessa trajetória de vida, o que a escola representa para o aluno? Qual o papel do professor nas sucessivas etapas da escolaridade?
Educação Infantil: escola como espaço de brincar
- escola marcada pela grande novidade, é um mundo de descobertas, marcado por brincadeiras e relação com os amigos.
Papel do professor: institucionalização: investimento nas esferas afetiva, funcional, cognitiva, linguística e de ajustamento pessoal; o professor deve mostrar ao aluno o que é a escola e como a escola funciona.
Na educação infantil, a escola é caracterizada como um ambiente de brincadeiras e socialização. Imagem de domínio público, disponível em http://www.lasalle.edu.br/upload/DSC06407.JPG.
Ensino Fundamental (1º e 2º anos): escola como espaço do aprender.
- a criança percebe que há uma cobrança e o 'brincar' começa a perder espaço para outras atividades, como ler e contar.
Papel do professor: institucionalização: apoio funcional, fortalecimento do vínculo com o saber, estimulação dos valores que regem a convivência social.
Ensino Fundamental (3º e 4º anos): escola como espaço plural.
Papel do professor: escolarização: fortalecimento da relação aluno-escola pelas dimensões afetiva, metodológica, funcional, cognitiva e social.
Os primeiros anos do Ensino Fundamental são marcados pelo início das cobranças. Imagem de domínio público, disponível em http://abcdnoticias.blogspot.com.br/2010/11/sao-caetano-abre-nesta-quarta-feira.html.
Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) e Ensino Médio: entre o reconhecimento da escola e a disponibilidade para investir na aprendizagem.
Papel do professor: escolarização e preparação para a vida social: apoio, orientação, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida e responsabilidade social.
Ensino Fundamental II: desafios da pré-adolescência. Imagem de domínio público, disponível em http://www.fetems.org.br/up_img/ensino_fundamental.jpg.
Ensino Médio: adolescência, vestibular, mercado de trabalho, estudo e "paquera". Imagem de domínio público, disponível em http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/files/2011/04/edu.jpg.
As consideração são flexíveis e o professor deve ter a sensibilidade de perceber qual é o momento do seu aluno, para, aí sim, iniciar projetos, os quais seguem princípios indicativos em função do momento do aluno. O papel do educador é acolher o aluno, trazê-lo para dentro da escola (institucionalização), escolarizar (escolarização) e, por fim, "devolvê-lo" à sociedade, de forma responsável e, espera-se, preparado para a vida social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário