domingo, 11 de dezembro de 2011

Vídeo-aula 28: Depressão na infância e adolescência

A professora Paula Fernandes fala sobre a depressão na infância e na adolescência na última vídeo-aula da disciplina Saúde na Escola.



DEPRESSÃO: transtorno de humor ou afeto; sentimento de tristeza profunda, associado com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoa, É importante saber que a depressão, comumente associada somente a adultos, está cada vez mais presente na vida das crianças e dos adolescentes. 

Prevalência 
- crianças na pré-escolas: 1%;
- crianças em idade escolar: 2 a 4%;
- adolescentes: 5 a 8%;
- distribuição entre sexos: similar na infância, tanto em meninas quanto meninos - na adolescência começa a ser mais prevalente no sexo feminino.


Sintomas (de acordo com CID 10 e DSM-IV)

- humor deprimido;
- perda de interesse e prazer pro atividades anteriormente satisfatórias;
- diminuição da energia.

Causas
Questão multifatorial:
- biológicas: genética, estrutura e química do cérebro
- psicológicas: stress, traumas, desamparo, forma de perceber e de lidar com o mundo;
- sócio-culturais: papéis, expectativas, suporte social.

Fatores de risco
- história familiar de depressão;
- sexo feminino;
- episódios anteriores de depressão;
- acontecimentos estressantes;
- dependência de droga;
- violência doméstica;
- elevada exigência acadêmica.

Sintomas característicos
- tristeza;
- falta de motivação;
- solidão;
- humor deprimido irritável ou instável;
- mudanças súbitas de comportamento;
- mudanças de apetite e, consequentemente,  de peso;
- dificuldade em divertir-se: tédio;
- preferência por atividades solitárias;
- queixas físicas: cansaço, falta de energia, insônia, dor de barriga;
- pensamento recorrentes de morte;
- procupações;
- sentimento de culpa incontrolável;
- baixa autoestima;
- choro excessivo;
- hipoatividade;
- fala em ritmo devagar, de forma monótona e monossilábica.

Na escola, como perceber:
- queda do rendimento escolar;
- falta de concentração;
- perda de interesse pelas atividades;
- falta de motivação;
- pensamento lentificado;
- impulsividade e irritabilidade;
- choro fácil;
- isolamento na sala de aula e no recreio;
- dificuldade  nos processo cognitivos.

Consequências 
Além as dificuldades sociais e acadêmicas, a depressão compromete o desenvolvimento e funcional social: recorrência na idade adulta.

Tratamentos
- medicação;
- psicoterapia;
- suporte familiar;
- psicoeducação: rede de apoio, suporte social: escola, trabalho e amigos.

Depressão: aspectos importantes
- identificar os antecedentes do episódio depressivo;
- minimizar o impacto negativo dos sintomas depressivos;
- aumentar a eficácia dos esforços de soluções de problemas;
- a pessoa precisa aprender habilidades para lidar com probelmas futuros.

Entrevista concedida ao Programa Mulheres, da TV Gazeta, com o Dr. Nicholas Schor sobre a depressão infantil.

É necessário que nós, educadores, fortaleçamos as condições capazes de garantir a busca por ajuda em todos os contextos e inserir a criança e o adolescente em uma rede social: família, trabalho, escola e comunidade.