sábado, 29 de outubro de 2011

Vídeo-aula 4: Saúde do professor

Na vídeo-aula 4, a professora Paula Fernandes fala sobre a saúde do professor.

FATORES DESENCADEANTES DE ALTERAÇÃO DE SAÚDE
- excesso de trabalho;
- indisciplina;
- salário baixo;
- pressão da direção;
- violência;
- comandas de pais de alunos;
- bombardeio de informações;
- problemas físicos, posturais e vocais;
- falta de reconhecimento da atividade profissional .

A professora Paula fala de três principais problemas de saúde que afetam o professor:

1) SAÚDE VOCAL: Lúcia Mourão esclarece que o professor é um profissional com grande risco de alteração de voz, pois é seu principal instrumento de trabalho. Em um espaço de trabalho nem sempre favorável, o professor sente-se obrigado a falar mais e mais alto, deixando, assim, a saúde de sua voz de lado. Geralmente, o professor só procura um atendimento especializado quando já apresenta problemas na voz; assim, ele acaba se afastando de seu trabalho. O ideal é que ele tome atitudes preventivas. São elas:
- hidratar;
- articular bem as palavras enquanto fala;
- falar sempre de frente para os alunos; quando fala com o corpo de frente para a lousa, acaba por forçar ainda mais sua voz.
- equilibrar a respiração.

No vídeo acima, temos uma entrevista com a Profa. Dra. Rita de Cássia Fucci Amato, autora dos livros: "Manual de Saúde Vocal: teoria e prática da voz falada para professores e comunicadores" (Editora Atlas) e "A voz do líder: arte e comunicação nos palcos da gestão" (Editora Campus / Elsevier). A professora Rita esclarece questões relacionadas à saúde vocal e dá dicas de como prevenir problemas vocais.


2) POSTURA: O professor doutor Luiz Carlos Boaventura enumera algumas possíveis causas das dores nas costas: posturas viciosas, sedentarismo, hérnias de discos, sobrepeso e LER (lesão por esforço repetitivo, hoje chamada de DORT - distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho). A fim de melhorar essas dores, o professor sugere as seguintes ações:
- alongar-se: antes de entrar na sala, é possível fazer alguns exercícios rápidos e práticos, a fim de quebrar a inércia.
- utilizar a lousa à altura de nossos olhos: quando escrevemos acima de nossa altura, forçamos movimentos.
- relaxar, soltar os ombros.

3) STRESS

 O vídeo acima, feito por um aluno durante uma aula de Biologia, exemplifica, de forma muito clara, situações de stress a que o professor é submetido todos os dias. Lembrando que a questão, aqui, não é julgar professor ou alunos, apenas ilustrar uma situação tipicamente caracterizadora do stress. 

A professora Paula define o stress como uma reação do organismo a diversos fatores estressores, em situações que causam medo, confusão ou até felicidade.
Três fases caracterizadoras do stress:
- fases de alerta: o primeiro contato com  o estímulo estressor;
- fase de resistência: o estímulo é intenso e dura muito tempo;
- fase de exaustão: fase crítica em que a pessoa fica vulnerável a desenvolver outras doenças.

SÍDNROME DE BURNOUT: definida por Herbert J. Freudenbergeo, caracteriza-se pelo "apse do stress" -  distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. Exaustão emocional, depressão, a pessoa não reage aos estímulos.

O vídeo acima, elabora pelo psicólogo, Chafic Jbeili, traz algumas considerações sobre a Síndrome de Burnout e ações para combatê-la ou preveni-la.


CAUSAS DO STRESS
- sobrecarga quantitativa;
- falta de tempo para atender múltiplas responsabilidades;
- falta de recursos e das más condições de trabalho que temos;
- sistema de ensino deficitário.

Vale lembrar que a maneira como percebemos o estímulo estressor é subjetiva, depende da interpretação que cada pessoa faz da situação desencadeadora do stress. Se a resposta é sempre inadequada (ansiosa), as situações de stress vão se acumulando e, dessa forma, prejudicam a vida da pessoa.

MEDIDAS PREVENTIVAS 
- restaurar a dimensão coletiva do trabalho - interlocução com os pares;
- manter a calma;
- lembrar que a situação é ruim, mas não será sempre assim;
- tentar encontrar algo positivo na situação: difícil, mas possível;
- focalizar sempre no que pode ser feito, e nunca nas limitações do trabalho;
- não desenvolver dependência de alguém;
- flexibilidade, aceitar as mudanças;
- exercícios físcios regulares;
- ter momentos do dia focados em você;
- criar ambientes de trabalho agradáveis;
- não desanimar;

Ações que contribuem pro bem estar e pro desempenho profissional:
- conversar com a direção, com os superiores;
- manter-se em constante formação;
- dispor de horários e lazer;
- cuidar da saúde física e emocional;
- manter a indisciplina sobre controle;
- estar por dentro do projeto da escola;

Complementando a aula, os vídeos abaixo trazem uma entrevista com a pesquisadora Cristiane Queiroz Barbeiro de Lima, que realizou pesquisa com professores de todo o país, dando origem ao livro 'O Trabalho dos Professores na Educação Básica'. 

                                                                           PARTE 1

PARTE 2:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vídeo-aula 3: Introdução: saúde na escola

Na primeira vídeo-aula da disciplina 'Saúde na Escola', o professor Li Li Min destaca alguns temas que serão trabalhados no decorrer do Módulo II, dentro da disciplina.
O professor alerta que a melhor forma de promover a saúde e de prevenir doenças é possibilitando o debate. Portanto, torna-se tarefa fundamental para nós, educadores, a abordagem de assuntos relacionados a essa temática na sala de aula.

Alguns temas de nossas próximas vídeo-aulas são:
- CRESCIMENTO
- DISTÚRBIOS ALIMENTARES
- TDAH
- AFETIVIDADE / SEXUALIDADE
- VIOLÊNCIA
- BULLYING
- DROGAS / SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
- STRESS
- INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
- DEPRESSÃO
- SAÚDE DO PROFESSOR 


Quadro organizado pela autora. Fotos de domínio público (Google Imagens).


É importante refletirmos de que forma a escola pode contribuir para informar, conscientizar, sensibilizar, debater, identificar casos, tirar dúvidas, auxiliar. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vídeo-aula 2 - Fórum escolar de Ética e de Cidadania

Na vídeo-aula 2, o professor Ulisses fala sobre a constituição do Fórum Escolar nas escolas. 
O Fórum Escolar tem como principal função articular variados segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, dispostos a mobilizar-se em torno de temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando quatro eixos de atuação: ética, democracia, direitos humanos e inclusão-social. A composição do Fórum deve ser a mais aberta possível, envolvendo professores, funcionários, alunos, família, membros de conselhos, líderes comunitários etc.




POSSÍVEIS ATRIBUIÇÕES DO FÓRUM

- Definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar; 
- Proposição dos temas, dos projetos interdisciplinares e transversais;
- Preparação dos recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos;
- Formulação de cronograma local de desenvolvimento das ações;
- Avaliação permanente das ações em desenvolvimento.


FORMAS DE ATUAÇÃO

- Junto à direção da escola e aos membros da comunidade para garantir os espaços e tempos necessários ao desenvolvimento dos projetos;
- Buscando garantir recursos que permitam a aquisição de materiais necessários para o desenvolvimento dos projetos;
- Interagindo com especialistas em educação, pesquisadores, que possam contribuir com o melhor desenvolvimento das ações planejadas;
- Articulando parcerias com outros órgãos e instituições governamentais e não governamentais (ONGs) que possam apoiar as ações do projeto e a criação de propostas que promovam seu enriquecimento.


O vídeo apresenta o Fórum de Combate à Violência, proposto na escola Helena Kodoy, de Colombo/PR. Professores, alunos e outros membros da comunidade destacam a importância do Fórum Escolar para envolver toda a comunidade no debate e planejamento de soluções para problemas vivenciados pelo bairro. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vídeo-aula 1 - A escola e as relações com a Comunidade

Mafalda e Manolito despertam a reflexão: de que forma nós, educadores, podemos trabalhar a fim de alcançar, de fato, o aluno e fazer com que os saberes apreendidos na escola façam um sentido real em sua vida?
*Tradução Livre: Quadro 1 Professora: "Quem não entendeu levante a mão". Quadro 3 Professora - fora de cena: "Vejamos Manolito, o que você não entendeu?". Quadro 4 Manolito : " Desde março até agora, nada!"
                         Disponível em http://blog.nostress.com.br/2011/03/segundo-lar.html


O professor Ulisses, na primeira aula da disciplina 'Educação Comunitária', fala sobre a relação escola e comunidade e discute a necessidade de integração entre os dois vértices. Ele cita três movimentos por onde se pode articular escola e comunidade:

- para fora da escola: entender o bairro como um espaço de aprendizagem. No entorno da escola, há situações [físicas, sociais, interpessoais] que podem se traduzir em objetos de estudo. O professor deve sair pelo bairro com seus alunos, investigando e localizando problemas e soluções sobre as temáticas dos projetos desenvolvidos em sala de aula, dentro do currículo escolar. Os alunos devem compreender que o conhecimento está a seu redor, reconhecendo seu entorno como objeto de estudo. A atividade também é importante que para que o professor conheça a realidade de seus alunos e, assim, consiga trabalhar de forma mais eficaz dentro da sala.  
- para dentro da escola:  através da transversalidade e da pedagogia de projetos, o professor deve levar ao currículo da sala de aula as observações feitas fora da escola.
- protagonismo dos estudantes: a escola precisa considerar projetos e ações que promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade, além de  garantir uma formação política aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.

A escola comunitária deve integrar seu currículo ao que está no entorno dela, contextualizando conhecimentos. 

Para complementar o assunto abordado nesta vídeo-aula, trago um link, disponibilizado pelo site da Revista Nova Escola, de uma reportagem sobre os projetos realizados pelos professores e alunos da escola Idalina Vianna Ferro, de Bariri, interior de SP. São projetos que possibilitam aos estudantes saírem da sala de aula e explorarem o entorno da escola. Vale a lida!
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/boa-educacao-alem-muros-423283.shtml