terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vídeo-aula 21: Sentimentos e afetos como tema transversal


Na vídeo-aula 21, a professora Valéria Arantes tem como objetivo principal trazer uma experiência prática de como inserir sentimentos e afeto no currículo da escola, tomar o sentimento como um tema transversal.
É importante trazer três conceitos que legitimam o trabalho com sentimento como tema transversal:
- valores: segundo definição clássica de Piaget, valores dizem respeito à trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior, surgindo da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas e relações. A grosso modo, valor é aquilo que eu gosto, e contra valor, aquilo que eu não gosto. 

- autoestima:  diz respeito a imagem que o sujeito constrói sobre si mesmo; É.fundamental para o processo de construção da cidadania, entendendo-a como a busca da própria felicidade. A falta de autoestima leva a um processo de destruição.

- autoconhecimento: processo que o sujeito constrói e que contribui para a própria conduta, dimensão da sensibilidade para se perceber a si mesmo; Na escola, um tema recorrente é a autonomia, mas, para que o sujeito possa se tornar autônomo, é necessário que ele tenha consciência plena de si como indivíduo. Os conceitos autoconhecimento e autonomia devem ser trabalhados, já que estão intimamente relacionados.

COMO INCORPORAR OS SENTIMENTOS E AFETOS NO COTIDIANO DE NOSSAS ESCOLAS?
Transformando sentimentos e afetos em objeto de conhecimento e aprendizagem. 

A professora Valéria traz como exemplo um projeto desenvolvido por uma escola pública que tem, como público-alvo, as séries iniciais. A seguir, algumas atividades propostas pela professora em sala de aula:
- a partir de um desenho de um corpo humano, as crianças inseriram um sentimento e relacionaram a cada parte, como raiva nas mãos e vergonha na face;
- as crianças escreveram sobre sentimentos e identificaram o momento em que eles apareciam. Depois, a sociabilização permitiu uma discussão a partir de experiências diferentes e singulares;
- a professora elegeu o sentimento tristeza para ser focado durante o projeto. Dessa forma, as crianças desenharam uma pessoa triste e, ao lado, explicaram a razão pela qual a pessoa em questão se sentia triste. Após esse trabalho, os alunos sugeriram maneiras capazes de trazer a felicidade à pessoa.

As situações do cotidiano são pontos de partida para o trabalho. Os sentimentos e afetos são objetos de conhecimento e de ensino. É preciso diagnosticar e promover encaminhamentos, a partir das análise dos resultados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário