quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vídeo-aula 23: Assembleias escolares e democracia escolar

                                    Disponível em http://aprendiz.uol.com.br/content/frowriswig.mmp

As assembleias escolares podem ser explicadas como reuniões a fim de discutir assuntos que permeia o cotidiano das escolas. Críticas e felicitações são colocadas em roda para debate e levantamento de ideias e opiniões. São espaços de diálogo entre os envolvidos, que permitem, além da resolução de um conflito, trabalhar a construção de valores. O trabalho com as assembleias escolares é eficaz, pois estimula o aluno em seu processo de autonomia, de seu desenvolvimento moral e de formação do cidadão. 
Com as assembleias, as escolas tornam-se ainda mais democráticas e participativas, todos têm lugar para exposição de pensamentos, críticas e sugestões.

Podemos destacas três tipos básicos de assembleia escolar:
- assembleia de classe: acontece dentro de cada sala de aula e tem como principal objetivo regular as relações entre os alunos da própria sala. As crianças podem escrever suas críticas e felicitações em cartolinas. As críticas devem ser da fatos, não de pessoas. Os alunos aprendem aprendem a discutir, argumentar, solucionar problemas e se integrar com os colegas e professores. Assim, o grupo se apoia nos pontos positivos e revêem os negativos. 

O vídeo mostra uma assembleia de classe com alunos surdos-mudos. Vale a pena assistir.

- assembleia de escola ou de curso: participam representantes de todas as turmas, de professores e funcionários, além da direção. As felicitações e as críticas são lidas e debatidas entre todos os participantes. Um cartaz é escrito com as decisões tomadas pela assembleia.
- assembleia docente: uma vez por mês, por exemplo, os professores se reúnem com uma pauta previamente definida pra debater e opinar sobre o espaço escolar e também sobre atividades pedagógicas. Essa assembleia auxilia nos conflitos de convivência possíveis entre os próprios professores, que também têm a oportunidade de passar pela mesma experiência dos alunos, o que os torna mais preparados para lidar com a rotina escolar.

A metodologia do trabalho com as assembleias escolares pode ser implementada em qualquer escola, desde que os professores estejam dispostos e preparados para coordená-las. É preciso acreditar na participação democrática como um valor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário