terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vídeo-aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar

Tu me dizes, eu esqueço; tu me ensinas, eu lembro; tu me envolves, eu aprendo". (Benjamin Franklin)  

O professor Ulisses, na vídeo-aula 5, fala sobre a importância de nós, educadores, promovermos o protagonismo juvenil e a participação escolar de nossos alunos. O aluno que tem papel ativo no processo de ensino-aprendizagem é capaz de reinventar a escola e transformar-se em cidadão crítico e autônomo, mais preparado para lidar com os problemas do dia a dia. 


Referência da aula:
'A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma'


ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA
De que forma é possível propiciar a participação ativa do estudante na escola?
- Aprendizagem Baseada em Problemas: metodologia ativa de aprendizagem. 
 “É uma estratégia pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mudo real.” (Mayo, Donnelly, Nash & Schwartz,1993).
O aluno traz o problema para dentro da sala de aula, para o currículo, e, assim, problematiza uma situação conflituosa e age sobre ela.
- assembleias escolares - técnica em que os alunos decidem as regras da sala de aula, estabelecendo as formas de convívio em que a sala organizará seu dia a dia;
- grêmios estudantis - incentiva a participação política;
- estratégias de resolução e de mediação de conflitos (figura do professor mediador, aluno mediador);
- estratégias de aproximação entre escola, família e comunidade.

Quando trabalhamos no sentido de promover o protagonismo e a participação ativa dos estudantes na escola, aumentamos a possibilidade de de que os alunos construam valores morais que vão ao encontro dos interesses da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário