sexta-feira, 16 de março de 2012

Vídeo-aula 12: Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos

O professor Marcos Garcia Neira apresenta os encaminhamentos pedagógicos inspirados no multiculturalismo.

CURRÍCULO MULTICULTURALMENTE ORIENTADO
- prestigia procedimentos democráticos: desde o planejamento de ensino, as ações devem ser sensíveis ao que as pessoas estão pensando, ao reconhecimento que as pessoas trazem.

- reflexão crítica sobre as práticas sociais: debater as práticas sociais, sejam elas pertencentes às diversas áreas do conhecimento.

- promove o entrecruzamento de culturas: a partir da análise das práticas sociais, é importante que os alunos tenham acesso a novas perspectivas sobre uma mesma ideia.

- resistência à reprodução da ideologia dominante: currículos estão contaminados com visões de mundo. Assim, um currículo multiculturalmente orientado deve resistir a esses elementos.

- questionamento das relações de poder 

- enfatiza as diferenças: prioriza, valoriza e enfatiza as diferenças, evitando a homogeneização. 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA
- tematização: um mesmo assunto enfocado sob diversos pontos de vista; o tema não é apresentado como verdade única.

- reconhecimento do patrimônio cultural da comunidade: a bagagem cultural dos alunos não deve ser ignorada, ao contrário, é um dos elementos que devem fazer parte da tematização.

- hibridização discursiva: os discursos - acadêmico, cultural experiencial dos alunos, conhecimento do senso comum - são misturados no currículo. Currículo mestiço.

- mecanismos de diferenciação pedagógica: atividades organizadas de forma a valorizarem o repertório dos alunos de formas diferentes. É importante misturar pesquisas, leituras, coleta de dados, entrevistas, depoimentos, variação de fontes - se priorizamos sempre o mesmo espaço de coleta de informações, acabamos priorizando o mesmo olhar sobre as coisas do mundo; é preciso variar os recursos didáticos, para que  os alunos acessem visões diferentes.

- pedagogia do dissenso (Pete Mclaren): a sala de aula deve ser um encontro de posicionamentos diferentes.

- concepção metodológica dialética: troca de significados diferentes, desenvolvendo análises profundas e variadas, alcançando sínteses, pessoais ou coletivas.

- abordagem etnográfica: olhar para o tema e tentar encontrar suas origens, investigando porque determinadas marcas estão presentes; olhar para os temas e tentar identificar que relações de poder atuaram para que uma explicação prevalecesse sobre outra.

- registro: pode ser feito pelos professores, alunos ou ambos. O registro permite avaliar o processo e analisar o trabalho.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário