terça-feira, 15 de maio de 2012

Vídeo-aula 6: O professor e a diversidade cultural na sala de aula

Na vídeo-aula 6, a professora Rosa Iavelberg fala sobre a importância de se ensinar a diversidade cultural, a fim de promover o respeito entre os povos.

A diversidade cultural, ou seja, a manifestação das diversas culturas, deve ser levada de uma maneira ordenada ao currículo escolar. Os alunos precisam entender que as culturas são diversas e estão em mudança permanente, não são, portanto, estáticas e cada cultura tem sua história em permanente transformação.


Crianças da tribo Yawanawa colocam em prática o aprendizado da cultura típica do seu povo, pintando o corpo com tintas naturais. (Foto: Onofre Brito/Selcom) Disponível em http://www.flickr.com/photos/fotosdoacre/4521056880/

 
Origami, dobradura em papel típica da cultura japonesa. Disponível em http://olindaurgente.blogspot.com.br/2009/07/olinda-festival-da-cultura-japonesa.html.

Escultura de origem chilena. Disponível em http://www.myspace.com/ahmedperez/photos/68894774.


Os meios de expressão e comunicação presentes nas diversas culturas refletem os diferentes contextos históricos e sociais em que os objetos foram produzidos: estudar os objetos é conhecer os povos. A aprendizagem sobre a diversidade cultural se dá se o professor promove a criação e a fruição artísticas para o aluno aprender sobre a diversidade expressa na arte de diferentes tempos e lugares.

Alguns autores importantes falam sobre a diversidade cultural, F. Graeme Chalmers (Diversidade cultural e educación artistica, 2003, Barcelona, Paidós).
O estudo de autores sobre educação multicultural aponta para a arte:
- ensino nas escolas de diferentes conteúdos não pertencentes à cultura dominante;
- ênfase nas relações humanas como cooperação e respeito mútuo;
- ênfase nas relações individuo-grupo em diferentes culturais;
- ênfase na promoção do pluralismo e na diversidade cultural e na equidade social.

Cabe ao professor considerar as influências culturais na arte de cada povo e sua especificade política, social, religiosa, histórica, econômica, ambiental. Em educação, os recortes de conteúdos e temas no planejamento da História da Arte têm papel fundamental na educação orientada ao ensino da diversidade cultural na escola. A ideia é valorizar a integração daquilo que é produção cultural local com o conhecimento universal, expandindo o conhecimento que se tem com a história da arte.
O estudo das culturas locais recuperam o gosto por frequentar a escola, porque dizem respeito direto à identidade cultural dos estudantes, sua história, memória e universo de experiência; o aluno, assim, entrará em contato, de forma sistemática, com aquilo que sempre esteve presente em sua vida.

O vídeo mostra a diversidade cultural trabalhada na escola pública Amorim Lima, de São Paulo, capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário