quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vídeo-aula 15: Dimensões constitutivas do sujeito psicológico

Com o tema já iniciado na vídeo-aula 11 dessa mesma disciplina, Educação e Valores, a vídeo-aula 15 nos traz as dimensões constitutivas do sujeito psicológico.
O professor Ulisses explica que o cotidiano escolar é afetado por uma questão: ''Quem é o aluno?". Para que compreendamos melhor problemas relacionados à disciplina e à aprendizagem, por exemplo, precisamos entender que o sujeito psicológico com quem interagimos em nosso dia a dia é um ser complexo, constituído de valores individuais.
O sujeito psicológico se constitui na interação com o meio aonde ele vive e é formado por dois mundo distintos: o da consciência e o da não consciência. Vamos destacar 4 dimensões constituintes do sujeito psicológico:
- biológico: neurotransmissores;
- afetivo: sentimentos e emoções;
- sócio-cultural: aspectos culturais ajudam na construção da identidade;
- cognitivo: a parte intelectual, nossa inteligência, através do processamento, influencia comportamentos.

Diante dessa perspectiva teórica, precisamos ter em mente a complexidade do sujeito. Enxergar o aluno como um ser complexo, de forma diferenciada, nos ajuda a entender e solucionar vários problemas que nós, professores, enfrentamos em nosso cotidiano, como o da disciplina, e também contribui para o trabalho de formação de valores em sala de aula.

Como leitura complementar, sugiro o artigo do Pedagogo e Doutor em Educação  pela Universidade  Federal do Rio Grande do Sul João Alberto da Silva. Em seu texto, o autor aborda a questão da importância em se considerar o aluno não como um sujeito universal, mas levando em conta suas particularidades social, afetiva e cognitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário