terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vídeo-aula 13: Conhecimento em rede

Nesta vídeo-aula, o professor Nilson Machado fala sobre a construção do conhecimento por meio do trabalho em rede.

Imagens do conhecimento: como pensamos sobre o conhecimento?
- "balde": alunos como baldes vazios a serem preenchidos. Essa ideia é ainda é renitente, mas está completamente ultrapassada.
- encadeamento: baseado no método de Descartes (já visto em outro momento nesse mesmo blog), onde ele apresenta regras simples para que o conhecimento seja construído, a noção de encadeamento é considerada datada. A perspectiva cartesiana é revolucionária e importante, não pode ser descartada, mas não podemos pensar, apenas, em termos cartesianos nos dias de hoje.
- rede: a ideia do conhecimento em rede insere o trabalho em uma perspectiva transdisciplinar. Aqui, a realidade se apresenta associada a uma teia de relações - temas, conceitos, significados. Metaforicamente, podemos dizer que, no processo da construção do conhecimento em rede, os nós são os conceitos, as ideias são os significados e os fios que constituem os nós são as relações estabelecidas entre mundo exterior e as abstrações. A rede tem centros de interesse - a partir desse ponto, incia-se o ''processo de irradiação'' de "espalhamento". Cada um de nós entra na rede por pontos diferentes, por uma porta diferente, e vai seguindo por outros caminhos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REDE

- acentrismo: não há apenas um centro de interesse, mas diversos;
- metamorfose: conceitos estão vivos, mas, em uma perspectiva histórica, eles se transformam. Estado permanente de atualização.
- transdisciplinaridade: trabalhar temas transversais é a marca do pensamento em rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário