segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vídeo-aula 12: Perspectivas atuais da educação em valores

O professor Ulisses de Araújo, na vídeo-aula 12, apresenta algumas propostas para que a  construção de valores aconteça, de forma significativa, no ambiente da sala de aula. Vejamos:

- gestão por meio de um fórum: um fórum organizado na escola articula segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno de temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando, principalmente, ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. A família participa não só indo a reuniões bimestrais para pegar um boletim ou estar a par do comportamento e rendimento de seus filhos, mas pode discutir e opinar, participando, ativamente, do programa escolar. O professor Ulisses ilustra a proposta com um exemplo de projeto desenvolvido por ele em escolas públicas da Zona Norte de São Paulo – comunidade, professores, diretores, alunos, membros de ONGs se encontram para debater, esclarecer e solucionar questões relacionadas à ética e à cidadania.
- “para fora” da escola: o entorno da escola deve ser lembrado. Muitas vezes, o bairro está sofrendo inúmeros problemas, que afetam diretamente o cotidiano escolar. Os alunos podem “ir a campo’’, sair da escola para problematizar, elaborar projetos e procurar uma solução para determinada situação.
- “para dentro” da escola: os problemas externos podem ser trazidos para o currículo, através de projetos, temas transversais. Quando o contexto social é levado para dentro da escola, o conhecimento torna-se significativo na vida dos estudantes. Importante ressaltar que os temas trabalhados transversalmente devem estar ligados à moral, ética e cidadania, trabalhando a conscientização.
- o protagonismo dos estudantes: constitui-se chave de toda a mudança. O professor deixa de ser o detentor do conhecimento e oferece a seu aluno um papel ativo. A escola deve considerar projetos e ações que promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantam uma formação política aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma. 
Está claro, assim, que para que é necessário que a escola trabalhe questões relacionadas à ética e à moralidade em seu cotidiano; a tarefa torna-se muito mais produtiva quando envolve toda a comunidade escolar. 
O vídeo abaixo traz o poema ‘Tecendo a manhã’, de João Cabral de Melo Neto. 


Uma breve reflexão sobre o poema nos permite concluir que, quando se trabalha em conjunto, de forma unida e visando um mesmo fim, os resultados são, certamente, positivos e significativos na vida de todos os envolvidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário