quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vídeo-aula 10: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação


O professor Nilson José Machado. Disponível em http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/52749.jpg

Para o professor Nilson José Machado, a interdisciplinaridade surge como um chamado para que haja relações mais fortes entre as disciplinas. Para ele, a transversalidade surgiu como uma reação à fragmentação das disciplinas. Dessa forma, poderiam ser trabalhados temas que atravessam transversalmente as disciplinas, como questões relacionadas a valores.
O autor ainda salienta que o mundo não é disciplinar. Como a escola tem como principal função oferecer a compreensão de mundo, a escola necessita de criar uma inter-relação entre as disciplinas para, assim, tornar-se transversal.
Cabe destacar, em meio à discussão sobre interdisciplinaridade, René Descartes que, através de seu ‘Discurso do Método’, foi um dos primeiros a propor a “unidade do saber”. As regras do método consistem em analisar o fenômeno, dividir o fenômeno – do simples para o complexo. Em contrapartida, temos Edgard Morin, que vai contra o processo de simplificação pois, segundo ele, “mutila o conhecimento” e  impede que o saber mais  complexo seja adquirido. O sistema, assim, ensina a separar e não realizar.

No vídeo, um resumo com as principais idéias do método elaborado por Descartes.


Para conhecer mais a respeito das ideias de Edgar Morin sobre os conceitos de teoria e método: 
 http://www4.uninove.br/ojs/index.php/cadernosdepos/article/viewFile/2088/1566



 A solução para a discussão, como afirma o professor Pablo Rubens Mariconda, seria criar uma associação entre os métodos contextualizadores e alternativos, para uma visão mais unitária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário