domingo, 18 de setembro de 2011

Vídeo-aula 9: Ciência e educação


De acordo com o professor Luís Carlos de Menezes, o currículo escolar não é formado apenas pelo discurso do professor. O currículo deve promover o processo formativo do aluno, desenvolvendo suas competências e habilidades. A ciência compõe-se desses conteúdos.
Vejamos alguns aspectos do ensino da ciência expostos pelo professor:

a)      CIÊNCIA COMO LINGUAGEM
Disponível em http://www.4work.pt/cms/uploads/pics/rotulos2.jpg

Leitura de um jornal, acompanhamento de um relatório, interpretação de um rótulo de alimento – ações como essas implicam o domínio das linguagens científicas / matemáticas. Assim, uma das primeiras funções da ciência é promover o domínio dessas linguagens e tornar o sujeito apto a compreendê-las.


b)      CIÊNCIA COMO INTRUMENTO PRÁTICO
Disponível em http://pressunitedcajatambo.blogspot.com/2009/07/influenza.html

Avaliar uma conta de energia e ser capaz de decidir pela troca de um chuveiro, a fim de economia, distinguir um resfriado de uma gripe mais grave são dois dos inúmeros exemplos que podem ser citados de competências relacionadas ao conhecimento científico. É fundamental que os alunos deixem de pensar na ciência como algo próprio apenas de cientistas, e passem a visualizá-la como conhecimentos de natureza instrumental, ou seja, prática.

     c)      CIÊNCIA COMO VISÃO DE MUNDO
Aqui o professor deixa claro que a ciência não deve ser considerada como o domínio das certezas; pelo contrário, a ciência permite a dúvida permanente, e está sempre em busca de verdades transitórias e que podem ser superadas.


 Como desenvolver o aprendizado da ciência?
Lições de ciência são melhores absorvidas quando há a observação, a prática e a discussão, através de pequenos projetos de execução coletiva. 

             

O vídeo mostra um projeto criado pela escola primária de Carvalhos, em Portugal. São imagens e pequenos vídeos que ilustram como a ciência pode ser transmitida de forma prática e prazerosa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário