domingo, 2 de outubro de 2011

Vídeo-aula 18: Educação integral

A vídeo-aula 18 nos traz um vídeo, produzido pela UNIVESP TV, que relata a rotina da escola de tempo integral de São José do Rio Preto Jacyra Vieira Baracho. Desde 2008, a escola oferece duas modalidades de ensino: regular e integral (ampliada, estendida). 45% dos alunos estão no programa da jornada ampliada.
Os alunos que passam mais tempo na escola chegam à 9 da manhã e têm uma rotina diferenciada, com acolhida (momento em que são recebidos e quando há a discussão e diálogo acerca de possíveis conflitos que ocorrem na escola), lanche, momento de estudo (quando os alunos realizam as tarefas e tiram dúvidas), 'ateliê' (oficinas diferenciadas que os próprios alunos escolhem de acordo com gostos pessoais e aptidões), almoço e, por fim, as aulas regulares.
Os alunos gostam muito do período contrário ao regular, principalmente dos ateliês, pois trabalham em grupos e desenvolvem competências e habilidades que vão além do conteúdo escolar, como noções de respeito para com o outro e partilha de conhecimentos. 
O professor da jornada ampliada deve estar atento ao que o aluno aprende durante o período regular e promover, de forma democrática e saudável, uma ampliação desse conhecimento. A criança torna-se sujeito ativo de seu próprio conhecimento e aprende a se organizar.
Com a nova perspectiva pedagógica, os alunos dos 4os e 5os alunos de 2009 da escola Jacyra Vieira alcançaram a meta estabelecida pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para 2017, o que comprova a eficácia do programa. 

Experiência da autora
Durante dois anos, trabalhei como professora de Informática na E. E. Tullio Espíndola de Castro, de Jaú/SP. As aulas de Informática aconteciam no período da tarde, enquanto o ensino regular era oferecido na parte da manhã. Os alunos esperavam ansiosamente pelas aulas das oficinas e, de fato, participavam ativamente do processo. Além das aulas de Informática, faziam parte da grade curricular da ETI (Escola de Tempo Integral) Leitura, Experiências Matemáticas, Atividades Artísticas e Motoras, Orientação ao Estudo e à Pesquisa e Saúde e Qualidade de Vida. Aqui, todos os alunos do ensino fundamental passavam por todas as aulas. Em alguns momentos, sentia os alunos desestimulados e esgotados, por conta, talvez, das aulas massantes e também por uma falha no planejamento da proposta de tempo integral. Mas, na maior parte do tempo, os alunos se envolviam nas atividades das oficinas e, assim, os resultados positivos eram perceptíveis no cotidiano escolar. Percebi que a escola de tempo integral pode trazer resultados muito positivos, tanto para o aluno quanto para os educadores, desde que a escola tenha uma proposta pedagógica bem elaborada e, obviamente, bem executada, afinal, ficar o dia todo dentro da escola pode, sim, ser cansativo e, dessa forma, o ambiente escolar não se torna propício para a aprendizagem. É preciso que os professores ampliem o conhecimento que os alunos adquirem durante suas aulas regulares e proporcionem aulas dinâmicas e diferenciadas, como funcionam as oficinas da Escola Jacyra Vieira, vistas na vídeo-aula. O corpo de gestão escolar da escola também deve estar envolvido inteiramente com o projeto, avaliando e promovendo o programa que mais se adeque à realidade da escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário