domingo, 2 de outubro de 2011

Vídeo-aula 17: Pedagogia de Projetos

De acordo com o míni dicionário Larousse da Língua Portuguesa, de 2005:
PROJETO: 1. O que se tem a intenção de fazer. Desígnio, intento. (...) 6. Trabalho com inícios e objetivos delimitados, dotado de características próprias e únicas.

Segundo o professor Ulisses de Araújo, o trabalho que utilize a estratégia de projetos deve levar em consideração a participação ativa dos alunos; um projeto consistente e competente deve ser capaz de desenvolver o aluno em todas as suas dimensões, e não apenas na dimensão do conteúdo escolar. 
O professor deve compreender que, durante a execução do projeto, cumpre o papel de estrategista, promovendo adaptações que julgar necessárias e modificando, muitas vezes, o rumo inicial previsto no planejamento do projeto. 
Como exemplo prático do trabalho com estratégia de projetos, a vídeo-aula 17 apresentou uma experiência positiva da Escola Comunitária de Campinas, realizada pelo Professor Ricardo Pátaro, que trabalha com projetos interdisciplinares, unindo diversas disciplinas. 
A estratégia de projetos está centrada em dois conceitos importantes:
INTERDISCIPLINARIDADE: conceitos interdisciplinares nos ajudam a entender o fenômeno de forma mais rica e complexa;
TRANSDISCIPLINARIDADE: temas que perpassam os campos disciplinares e que não cabem, especificamente, em nenhuma disciplina.  
O professor Ulisses alerta para a diferença que há entre a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. A primeira, como já exposto em outros momentos nesse mesmo blog, implica diálogo entre as disciplinas, enquanto que a segunda refere-se a um conjunto de disciplinas que são trabalhadas simultaneamente, mas sem cooperação entre os campos disciplinares.
Abaixo, um vídeo complementar em que o educador Celso Antunes discorre sobre o trabalho com projetos.
 É importante concluir afirmando que trabalhar com projetos tornas-se a maneira mais eficiente para formar o sujeito em todas as suas dimensões, possibilitando-o buscar respostas que levem-no a compreender o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário