terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vídeo-aula 13: Educação Geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia

A professora Sonia Castellar, na vídeo-aula 13, fala sobre a cidade como projeto educativo.

ESTUDAR A CIDADE "NA CIDADE"
A cidade é o lugar de vivência dos alunos, por isso, é importante realizar um estudo sobre ela. O bairro nos ajuda a entender a dimensão social, econômica e cultural da comunidade a que pertence a escola e seus alunos.
Fazer da cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade da conceituação e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e o informal - professores e gestores devem entender que, para integrar o currículo e integrar a cidade, as aulas devem acontecer externamente, superando os limites dos muros da escola. A partir daí, é possível pensar em outros espaços de organização da aula (além do já conhecido e tradicional espaço da sala de aula) como museus, feiras, casa de cultura, parques, festas, trabalho de campo. A vivência permite aos alunos adquirirem um capital cultural diferente e até diminuírem conflitos internos, fazendo, também, com que a criança entenda que a cidade é um objeto real de educação.
A cidade educadora desenvolve a aprendizagem, pois é um currículo focado no conteúdo, sem estar preso a uma organização de conteúdo.  
Ao estudar a cidade, os alunos descobrem que ela é mais do que uma decodificação das informações que são reveladas na sua aparência - é possível descobrir sua estrutura, sua gênese e sua função.
Para estudar a cidade é importante ter todos os aspectos ao mesmo tempo: território, local de vivência, circulação diária,  representações simbólicas do lugar. 

A TEMÁTICA URBANA
a) Enfoque morfológico: ênfase na descrição de formas construtivas e visíveis, por exemplo:
- classificação dos bairros;
- tipos de edificação;
- redes de circulação;
- tipos de estabelecimento;
- redes sociais.

b) Enfoque histórico: o ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo:
- história de vida;
- mudanças e permanências;
- tempo.

c) Enfoque ambiental:  problemática do meio ambiente.
- análise do meio físico e os impactos das construções;
- o cidadão como protagonista; ensino centrado no conhecimento e exercício dos direitos do cidadão.

FINALIDADE DO ESTUDO DA CIDADE
Investigar:
- como vivem as pessoas;
- como as cidades funcionam;
- as redes de circulação;
- qualidade de vida;
- elaboração do plano diretor;
- análise ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário