segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vídeo-aula 1 - A escola e as relações com a Comunidade

Mafalda e Manolito despertam a reflexão: de que forma nós, educadores, podemos trabalhar a fim de alcançar, de fato, o aluno e fazer com que os saberes apreendidos na escola façam um sentido real em sua vida?
*Tradução Livre: Quadro 1 Professora: "Quem não entendeu levante a mão". Quadro 3 Professora - fora de cena: "Vejamos Manolito, o que você não entendeu?". Quadro 4 Manolito : " Desde março até agora, nada!"
                         Disponível em http://blog.nostress.com.br/2011/03/segundo-lar.html


O professor Ulisses, na primeira aula da disciplina 'Educação Comunitária', fala sobre a relação escola e comunidade e discute a necessidade de integração entre os dois vértices. Ele cita três movimentos por onde se pode articular escola e comunidade:

- para fora da escola: entender o bairro como um espaço de aprendizagem. No entorno da escola, há situações [físicas, sociais, interpessoais] que podem se traduzir em objetos de estudo. O professor deve sair pelo bairro com seus alunos, investigando e localizando problemas e soluções sobre as temáticas dos projetos desenvolvidos em sala de aula, dentro do currículo escolar. Os alunos devem compreender que o conhecimento está a seu redor, reconhecendo seu entorno como objeto de estudo. A atividade também é importante que para que o professor conheça a realidade de seus alunos e, assim, consiga trabalhar de forma mais eficaz dentro da sala.  
- para dentro da escola:  através da transversalidade e da pedagogia de projetos, o professor deve levar ao currículo da sala de aula as observações feitas fora da escola.
- protagonismo dos estudantes: a escola precisa considerar projetos e ações que promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade, além de  garantir uma formação política aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.

A escola comunitária deve integrar seu currículo ao que está no entorno dela, contextualizando conhecimentos. 

Para complementar o assunto abordado nesta vídeo-aula, trago um link, disponibilizado pelo site da Revista Nova Escola, de uma reportagem sobre os projetos realizados pelos professores e alunos da escola Idalina Vianna Ferro, de Bariri, interior de SP. São projetos que possibilitam aos estudantes saírem da sala de aula e explorarem o entorno da escola. Vale a lida!
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/boa-educacao-alem-muros-423283.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário