quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vídeo-aula 3: A globalização e o impacto sobre as culturas

Na vídeo-aula 3, o professor Mário Nunes fala sobre a globalizaão e o impacto sobre as culturas.



O mundo globalizado: a tecnologia rompeu barreiras do tempo e espaço, aproximando povos. O mundo está cercado por clientes e empresas de todos os lugares, classes sociais, sexualidades mutias identidades e culturas que se comunicam de forma que jamais foi vista na humanidade. Essas mudanças atravessam fronteiras em escala mundial, tornado o mundo conectado. 


A globalização pode ser definida de várias maneiras:
- impacto avassalador dos processos econômicos globais, incluindo processos de produção, consumo, comércio, fluxo de capital e interdependência financeira.
- surgimento de instituições supranacionais, cujas decisões moldam e limitam as opções políticas dos Estados-Nações - impossível pensar no governo sem entender a pressão que sofrem de alguns órgãos, como Banco Mundial e FMI.
- A ascenção do neoliberalismo como discurso político dominante - trabalhar mais, produzir mais, com menor gasto social.
- o surgimento de novas formas culturais, de meios e tecnologias de comunicação globais, que moldam as relações de afiliação, identidade e relação entre as pessoas.

A identidade do sujeito globalizado é marcada pela presença da lógica do mercado e do consumo.

Com a globalização, o mundo ficou muito mais acessível para todos e o consumismo aumentou de forma avassaladora. Disponível em http://aprendizagemcompa2.pbworks.com/f/1243218963/consumismocarinho.jpg


A educação frente ao mundo globalizado:
- mercado de trabalho instável;
- novas demandas do mundo do trabalho;
- uma mão de obra internacional cada vez mais competitiva;
- maior uso da força de trabalho;
- crescente importância da produção intensiva do capital.

A escola contribui com o processo, já que é vista e compreendida como locus de formação do sujeito para atuar no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário