quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Vídeo-aula 2: Os caminhos da interdisciplinaridade



                                Disponível em http://psicologoemportovelho.com.br

A segunda vídeo-aula é baseada no paradigma simplificador proposto pelo sociólogo francês Edgar Morin, em que leva o saber complexo a um pensamento simplificador. Fundamenta-se por três princípios:
- disjunção: criação das disciplinas;
- redução: estudo da parte como se fosse o todo, do complexo ao simples;
- abstração: matematização e formalização das ciências, organização do conteúdo. 
Segundo Morin, o pensamento simplificador trouxe muitas vantagens, como a divisão do trabalho, da produção de novos conhecimentos e permitiu ao homem controlar a natureza, contribuindo para o progresso científico e melhoria de vida da população entre os séculos XVII e XX. 

Quais os caminhos da disciplinaridade?
São três os movimentos provocados pela disciplinarização da ciência:
1) TRANSDISCIPLINARIDADE: além da disciplina - temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas. Estimulam o conhecimento da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas. 

2) MULTIDISCIPLINARIDADE: várias disciplinas, mantendo sua teoria e metodologia, explicando um fenômeno, mas não há o diálogo e a integração dos resultados; não explora a articulação.

3) INTERDISCIPLINARIDADE: surgiu para que houvesse relações mais fortes entre as disciplinas. Envolve mais de uma disciplina, e, diferentemente da multidisciplinaridade, há o diálogo entre as partes. Promove a integração dos resultados obtidos, buscando a solução dos problemas através da articulação entre as disciplinas. 

Após os apontamentos, podemos concluir dizendo que se faz necessário que a escola adote a interdisciplinaridade como prática em seu projeto pedagógico, pois a ação interdisciplinar é capaz de construir uma escola participativa e fundamental para a promoção de um sujeito social. 

Assim como peças de um quebra-cabeça, que se unem para formar um todo completo e cheio de significado, as disciplinas  podem dialogar entre si, buscando a formação eficaz, competente e autônoma do sujeito. Disponível em http://guedeslivia.blogspot.com

Um comentário: