segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vídeo-aula 4: A escola e a construção de valores

 A construção coletiva, o diálogo e o papel ativo dos alunos devem fazer parte do cotidiano escolar.

o professor não pode estabelecer com o aluno uma relação unilateral, onde ele é o detentor de todo o conhecimento. Como a escola pode atuar no processo de formação de construção de valores morais no indivíduo?



Na tira, de Quino, Mafalda e Manoelito auxiliam na reflexão que fazemos acerca dos valores essenciais nos dias de hoje.



1) CONTEÚDOS ESCOLARES: é difícil vermos uma escola cujo currículo seja baseado em valores.  É preciso que temas como ética, direitos humanos, inclusão social e convivência estejam inseridos no currículo escolar, de forma transversal e interdisciplinar.Segue um link de uma entrevista do professor Ulisses Araújo, em que ele discute, entre outros tópicos, como é possível trabalhar com temas transversais em sala de aula. http://www.abrae.com.br/entrevistas/entr_uli.htm

2) METODOLOGIA DAS AULAS: o professor não pode estabelecer com o aluno uma relação unilateral, onde ele é o detentor de todo o conhecimento. É preciso que haja diálogo e participação de ambas as partes, professor e aluno. A construção coletiva, o diálogo e o papel ativo dos alunos devem fazer parte do cotidiano escolar.

3) TRABALHO INTENCIONAL COM VALORES: a escola precisa ter a INTENÇÃO de que o aluno compreenda noções de valores e cidadania, incorporando esses temas em seu projeto pedagógico. 

4) RELAÇÕES INTERPESSOAIS: é necessário que sentimentos como respeito, autoridade, admiração devem ser desenvolvidos em sala de aula. 

5)      AUTOESTIMA: para trabalhar com valores, é preciso que haja a crença em sim mesmo. A escola precisa reforçar a autoimagem positiva do aluno, sem esquecer que a discriminação gera baixa autoestima ou uma autoimagem negativa.

6)      AUTO-CONHECIMENTO: consciência dos próprios sentimentos e emoções. Se conhecer para reconhecer nos outros. 

7)      GESTÃO ESCOLAR: é preciso haver diálogos entre as partes para haver democracia.

Após a síntese da aula e as inferências, fica claro que, cada vez mais, faz-se necessário trabalhar a conscientização de valores morais no indivíduo. É um papel que a escola precisa desempenhar, já que se trata de um ambiente diverso, envolto em situações complexas e desafiadoras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário