terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vídeo-aula 25: Estratégia de Projetos e a Construção da Rede

Na vídeo-aula 25, o professor Ricardo Fernandes Pátaro nos mostra as etapas para a elaboração de um projeto e construção de uma rede.

ETAPAS DO PROJETO
1ª) escolha de uma transversal (grande tema), relacionado à formação de valores. Escolhido pelo professor ou pela escola.

2ª) apresentação do tema aos alunos. O professor leva informações, imagens, vídeos a respeito do grande tema com o objetivo de aproximar os alunos ao tema escolhido.

3ª) escolha de uma temática específica dentro do grande tema. O professor auxilia os alunos com temas mais específicos, todos relacionados ao grande tema, escolhido na primeira etapa. É hora das discussões e sugestões a respeito da temática.

4ª) elaboração de perguntas. As crianças elaboram perguntas sobre o tema. Antes da escolha das questões finais, que irão permear o projeto, ocorre a elaboração individual das perguntas e, depois, em grupos, são escolhidas as questões que farão parte do projeto.

5ª) planejamento docente. O professor, antes da elaboração do projeto, escolhe conteúdos que farão parte do projeto. 

6ª) busca de respostas. Após os conteúdos ministrados e toda a discussão, respostas para as perguntas são buscadas pelos alunos com o auxílio do professor, de forma coletiva e integrada.

O exemplo citado pelo professor Ricardo teve como grande tema o artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foi desenvolvido por crianças 10 a 11 anos do Ensino Fundamental. O tema escolhido pela classe foi "Trabalho infantil e educação no Brasil'. Durante o projeto, o professor trabalhou alguns problemas de Matemática (porcentagem), Língua Portuguesa (pontuação, ortografia) e alguns conteúdos de História e Geografia. 
Conforme o andamento do projeto, a rede vai sendo montada. Ela permite um registro de todas as atividades ocorridas no decorrer do trabalho. Como em todo projeto, pode haver algum imprevisto - uma dúvida dos alunos em relação a algum conteúdo, por exemplo. Esse imprevisto também deve ser encaixado na rede.

Abaixo, o exemplo de rede trazido pelo professor Ricardo. É possível observar todo o andamento do projeto, conteúdos trabalhados e perguntas elaboradas pelos alunos.
                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário