quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vídeo-aula 26: Estratégia de Projetos e Educação em Valores

Ricardo Fernandes Pátaro, na vídeo-aula 26, fala sobre como a estratégia de projetos pode auxiliar no processo de formação de valores na escola. Assim, ele expõe como exemplo o projeto escolar 'Trabalho infantil e Educação no Brasil', feito com crianças de 10 a 11 anos. É o mesmo projeto que utilizamos como exemplo na vídeo-aula 25.
Ao trabalhar com o projeto, o professor Ricardo propôs algumas atividades. No decorrer do trabalho, foi possível explorar, além dos conteúdos específicos das matérias, questões relacionadas a valores e cidadania.

1ª proposta de atividade: RENDA PER CAPITA
- exibição de vídeo planejada pelo professor;
- iniciar a pesquisa sobre trabalho infantil;
- trabalhar com conteúdos matemáticos;
- imprevistos a partir de dificuldades.
Durante a exibição do vídeo, o termo 'renda per capita' aparece e desencadeia dúvidas dos alunos. Dessa forma, o professor precisou incluir em seu projeto este conteúdo, que não estava previsto inicialmente. Foi necessário, portanto, trabalhar com conteúdos matemáticas, como divisão, média; as crianças puderam calcular a renda de sua família e compará-la com das crianças que vivem com apenas um salário mínimo. Após o trabalho, os alunos refletiram a respeito dos resultados. Os conteúdos disciplinares adquiriram significado e possibilitaram às crianças entrarem em contato com o mundo

2ª proposta de atividade: NARRATIVA
- escrita de narração planejada pelo professor;
- registro do trabalho feito até o momento;
- trabalho com conteúdos do português;
- diálogo entre criança que trabalha e patrão (exploração do trabalho infantil);
- evidência de sentimentos, experiências e relações do personagem com seu trabalho, patrão, família e planos para o futuro.
As crianças escreveram narrativas, deixando claras suas reflexões a respeito do tema central do projeto. Além dos conteúdos de português utilizados para elaboração dos  textos, os alunos trabalharam com o tema transversal proposto aluno trabalho, que é o 'trabalho infantil'.

3ª atividade: TROCA DE CARTAS
- troca de cartas com escola pública vizinha;
- compra de jogos para doar à escola e trabalho com a matemática;
- visita à escola vizinha e trabalho conjunto entre alunos das duas escolas;
- viver e conhecer uma realidade social econômica diferentes.
Nessa etapa do projeto, quando as crianças começaram a trocar cartas com alunos da outra escola, sentiram a necessidade de trocar uma questão elaborada no início do projeto. Assim, a rede foi alterada.
Para realizar a compra dos jogos educativos para doar à escola pública, os alunos utilizaram conteúdos matemáticos. Para a entrega, os alunos localizaram a escola e traçaram o projeto que fariam, trabalhando, assim, a geografia. 

Todas as atividades ficam registradas na rede do projeto. 

Ao final do projeto, fica claro que os alunos, além de expandirem seus conhecimentos em relação aos conteúdos disciplinares, puderam trabalhar questões de valores e reflexões acerca da sociedade em que estão inseridos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário