sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vídeo-aula 27: Práticas de cidadania

A professora Patrícia Junqueira Grandino, na vídeo-aula 27, fala sobre práticas de cidadania, enfocando o desenvolvimento e a elaboração do projeto de atenção direta à comunidade.  

PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL SOBRE A REALIDADE SOCIAL
- Entende a realidade social como um processo de construção histórico-cultural.
O sujeito humano produz e é determinado pela realidade social - ele é, ao mesmo tempo, produtor e determinado pelas conjunções histórias e culturais. 
- Aquisição de conhecimentos –  por meio do acúmulo histórico que as sociedades produzem - processo de dar sentido ao mundo; constitui processo dialético entre a atividade simbólica e a atividade.


IMPLICAÇÕES DA PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA NA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL
Enfatiza as representações sociais do processo saúde-doença em diferentes grupos ou sociedade;
- São as representações que orientam as ações de todas as pessoas. Se quisermos interferir nas ações, na comunidade, é preciso compreendê-las, bem como compreender o sentido pessoal que cada um atribui às experiências; os projetos partem do conhecimento científico acumulado e pressupõem-se que ele deve ser transmitido à população - porém, a sociedade resiste, já que pode chocar com a cultura da mesma e suas crenças populares.
- reconhecer as características e o contexto de vida da comunidade na qual desejamos trabalhar e estabelecer parcerias, para que o projeto seja bem sucedido.


CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA O ATENDIMENTO EM PROGRAMAÇÃO DA SAÚDE
- Reconhecimento do sujeito humano ampliado pela compreensão psicológica, emocional; resultado do entrecruzamento das dimensões histórico-cultural, biológica, inter e intrapessoal; um sujeito que atua no mundo, dotado de racionalidade e afetividade;
- Reconhecimento das formas de produção de subjetividade que implicam em crenças e determinam posturas e modos de agir nos sujeitos;
- A relação entre o saber oficial (científico, médico) e o saber popular, precisa ser mediado pela compreensão do sentido construído pelo sujeito (e seu grupo) e pelas representações que subjazem a esse saber. 


ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO do projeto DE ATENÇÃO DIRETA à comunidade
- Reconhecimento, caracterização e contextualização do campo: minunciosa, detalhada e muito sensível incursão ao campo que se pretende trabalhar; observações e trabalhos com conversas e diálogos devem ser realizados a fim de caracterizar e contextualizar o campo;
- Estabelecimento de parcerias com comunidades-alvos e seus representantes - a parceria pressupõe uma relação horizontal e simétrica, que garante o melhor andamento das atividades;
- Levantamento conjunto das demandas a serem atendidas: descrições ou especificidades .
- Problematização das demandas e definição dos temas dos projetos

ELABORAÇÃO DOS PROJETOS
Objetivos;
- Definição do público;
- Metodologia e estratégias de intervenção;
- Resultados esperados;
- Cronograma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário