terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vídeo-aula 18: A valorização da cultura corporal da comunidade no currículo escolar


Na vídeo-aula 18, o professor Marcos Neira discute três elementos combinados: cultura, currículo e transformações sociais, o que irá nos ajudar a pensar a valorização da cultura corporal da comunidade no currículo.  

Cultura corporal: toda produção simbólica que envolve práticas corporais; conjunto de conhecimentos que envolve brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e esportes. Todos os grupos culturais, além da sua língua, sua religião, sua gastronomia, também possuem uma parte da cultura que se refere às praticas corporais. Cada grupo atribui significado específico para a prática corporal.


CULTURA E CULTURA CORPORAL

- concepção dos Estudos Culturais;
- movimento x gesto: o gesto é o movimento com significado, com intenção;
- produção da gestualidade: está sempre relacionada ao sentido que a prática corporal assume em determinada comunidade. 
- textos corporais: todas as comunidades têm ao seu redor determinados textos da cultura corporal: grupos de forró, de capoeira, skatistas, esportistas.

Para levar essas questões para dentro do currículo, é necessário que se pense em alguns elementos e princípios que encaminharão o procedimento.  São eles:

- Enraizar as identidades: necessário pensar no sentido que determinadas práticas corporais assumem na comunidade, que é multicultural; cada grupo inserido na comunidade atribui significados diferentes para a cultura corporal. 

- Justiça curricular: equilibrar, dentro do currículo, as práticas corporais que representem todos os grupos: brincadeiras do presente e do passado, práticas esportivas nacionais e internacionais, lutas da zona central e do interior - série de elementos que precisam ser equilibrados.
- Evitar o daltonismo cultural: reconhecer o arco-íris das culturas, ou seja, saber que há um universo grande de perspectivas que, ás vezes, não percebemos. O currículo deve contar com experiências diversificadas, para que as diferenças apareçam e sejam valorizadas.
- Ancoragem social dos conteúdos: práticas corporais selecionadas tendo em vista a existência dessa prática corporal fora da escola.

A Cultura Corporal é um patrimônio que precisa ser estudado, compreendido e apreciado na sala de aula. Dicas didáticas:
Mapeamento da cultura corporal: as práticas corporais escolhidas para se trabalhar no currículo são aquelas identificadas como as experiências culturais corporais da comunidade escolar.  Por exemplo: trabalhar com um artefato da cultura corporal: o pião.
- Ressignificação das práticas corporais: as crianças na sala de aula compõem uma microsociedade multicultural. Esse pião é ressignificado de várias maneiras.
Aprofundamento dos conhecimentos: o pião como produto de pesquisa.
- Ampliação: ampliar o significado ao redor do artefato (crianças indígenas brincando de outra maneira com o pião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário