segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vídeo-aula 21: Lazer, cultura e elementos comunitários

Montagem elaborada pela autora. Imagens de domínio público.

Na vídeo-aula 21, o professor Ricardo Uvinha destaca a importância do lazer como uma esfera social e fala sobre a relação com a comunidade. O lazer tem uma dimensão completamente subjetiva e compreende uma esferal social significativa na vida das pessoas.

Dentre os inúmeros conceitos para lazer, o professor Ricardo destaca:
"O conceito de lazer é difícil de limitar a uma única definição. Como uma experiência compreendida por indivíduos diante de variados contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: tempo, atividade e estado da mente" (Handerser, 2001)

"Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participção social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se de obrigações profissionais, familiares e sociais" (Jofre Dumazedier)

Dumazedier define as 3 D's do lazer: descanso, divertimento, desenvolvimento

Conteúdos culturais do lazer propostos por Dumazedier
- Interesses artísticos: atividades realizadas no tempo livre das pessoas em que se enfatiza um caráter simbólico;  ligados a sentimentos e emoções: museu, teatro, televisão.

- Interesses intelectuais: conhecimentos vividos, busca de informações e objetivos presos à realidade: participação em cursos, jogo de xadrez, leitura.

- Interesses manuais: ligados à capacidade de manipulação, transformação de objetos e materiais, artesanato, cuidados com a natureza: jardinagem, cuidado com animais.

- Interesses sociais: contato face a face com pessoas: festas, bailes, bares, associações.
- Interesses físicos desportivos: atividades onde prevaleçam o movimento: esportes, ginástica, atividades físicas.

- Interesses turísticos: quebra da rotina temporal ou espacial, contato com novas situações, paisagens e culturas, turismo como elemento do lazer: passeio e viagens.

Equipamenteos de lazer
a) não-específicos: não são construídos de forma original para esta finalidade do lazer, mas podem ser adpatados e cumpriur com essa finalidade: ruas de lazer.
b) específicos: construídos para a finalidade do lazer, subordinados aos conteúdos culturais do lazer: (artísticos, intelectauis, manuais, sociais, físicos, turisticos)

Características dos equipamentos específicos:
- sistematização dos equipamentos conforme: conceito, programação, localização, atendimento, público e composição.
Se analisarmos, por exemplo, uma cidade grande como São Paulo, verificamos que os equipamentos de lazer não estão igualmente distribuídos entre os espaços: há um desquilibrio em termos de oferta e demanda. Nesse sentido, é importante estimular a criação de novos equipamentos específicos e possibilidades a partir dos equipamentos não especificos - abrir os espaços da escola, a fim de oferecer lazer à comunidade escolar. É fundamental que se consulte a comunidade local para verificar qual é o gosto inerente à ela.

Importância de um equipamento de lazer
- devem atender a população de uma forma democrática, o que significa convidar a população a participar da efetiva criação e construção desses equipamentos;
- receber política de animação cultural.

Atuação profissional
Os agentes socioculturais têm um importante papel na sensibilização para o usufruto do espaço/equipamento: associar atividades de lazer ao desenvolvimento da comunidade, estimulando a participação democrática e apropriando-se de espaços de lazer como uma esfera social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário