terça-feira, 17 de abril de 2012

Vídeo-aula 26: O papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.  Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela)


Na vídeo-aula 26, Aida Monteiro fala sobre o papel da escola no processo educativo de direitos humanos.

A escola é um espaço extremamente importante para a vida de qualquer sujeito, pois é um local que possibilita dialogar, socializar, aprender e construir diferentes aprendizagens, que se dão no campo cognitivo, afetivo, emocional, contribuindo, assim, para que nós, seres humanos, possamos nos tornar mais ou menos humanos, mais ou menos solidários, compreendendo o outro e a sociedade. 
A função social da escola é possibilitar o conhecimento em diversos campos - a educação é multidimensional; ela necessita, dessa forma, de ter uma intencionalidade, um direcionamento. A escola requer um projeto político pedagógico, onde o currículo está inserido, e deve buscar a construção de uma sociedade democrática, de fato.
A temática dos direitos humanos precisa ser trabalhada em conjunto com as disciplinas, sendo, assim, explícita no currículo. A proposta curricular precisa contemplar a diversidade em seu sentido mais amplo e, para isso, é fundamental que haja uma metodologia que trabalhe esses conceitos numa perspectiva de contribuir para que o ser humano tenha condição não somente de apreender o conhecimento, mas ser crítico, conhecedor de seus direitos e deveres. O diálogo, aqui, deve ser uma dinâmica permanente e a utilização de diferentes linguagens (campo musical, teatral, corporal, plástica) também deve ser incorporada ao processo de ensino e aprendizagem.
Para que a escola se torne cada vez mais fortalecida, é necessário uma política de estado, continuada e independente (e não de governo, que é pontual e temporária). 

O vídeo apresenta um debate acerca dos princípios e bases da Gestão Democrática. A educação como um processo de construção da cidadania e mudança de pensamento coletiva. 

Os educadores precisam estar dispostos a criar uma contra-cultura a favor da defesa dos direitos humanos, ou seja, buscar o enraizamento de novas formas de compreender o outro enquanto ser social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário