sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos

Na vídeo-aula 20, a professora Kátia Amorim discute a complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humano.


Estudo do desenvolvimento: a perspectiva de que a criança se transforme de acordo com relógios biológicos ainda vigora, porém essa noção tem se transformado ao longo do tempo e cada vez mais as pessoas têm dicustido o desenvolvimento da criança em relação com o outro. O desenvolvimento da criança depende de um conjunto grande de outros fatores que envolvem sua família e todo seu entorno social  - prioridade da relação sobre o indíviduo isolado. O processo de análise do desenvolvimento infantil é complexo, por isso é preciso entender a criança dentro de um conjunto amplo e passar a compreendê-la por meio de processos biológicos, psicológicos e sociais.
É fundamental para a criança a presença de um mediador, que pode trazer elementos da cultura, novos ensinamentos. O desenvolvimento ocorre ao longo de todo o ciclo vital, nas e por meio das interações estabelecidas entre as pessoas, em contextos social e culturalmente organizados.
A criança se relaciona com muitas pessoas e em cada contexto ela é colocada em papéis diferentes.


Nós, educadores, precisamos observar e conhecer em qual contexto social e cultural a criança convive; assim, aprederemos mais sobre ela, as raízes de seu comportamento e, consequentemente, saberemos auxiliá-la melhor no processo de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário