domingo, 8 de abril de 2012

Vídeo-aula 21: EDH na sala de aula

A professora Ana Maria Klein apresenta, como tema da aula , e Educação em Direitos Humanos (EDH) na sala de aula.

Aprendizagem
Aprendizagem não significa mera apreensão de conteúdos. Implica na abertura pessoal a algo novo, na incorporação à maneira de viver do sujeito. É a síntese de tudo o que o estudante e também o professor trazem com ele: suas capacidades, histórias, conhecimentos, estados psíquicos. Adiciona-se à bagagem do professor sua maneira de ver os estudantes, as condições em que trabalha e sua pedagogia. É algo novo que chega ao indivíduo e incorpora-se em sua maneira de viver. O processo da aprendizagem deve ir além da mera vontade de aprender, incorporando-se à maneira de viver do sujeito, modificando suas relações com o mundo.
O conhecimento que vem da EDH pode significar uma nova lente para se olhar o mundo; na EDH, o sujeito que aprende é a figura central do processo, há grande preocupação para que o aluno seja o sujeito de sua aprendizagem. Não podemos reduzir a aprendizagem à mera apreensão de conteúdos.

DH: Interdisciplinar e transversal
Os Direitos Humanos surgem como uma nova informação e como uma questão de valores e práticas. Enquanto conhecimento, os Direitos Humanos devem ser tratados de forma interdisciplinar e transversal.
Interdisciplinar: Direitos Humanos compreendidos mediante a integração de diferentes disciplinas. Diz respeito à maneira de organizar o conhecimento no currículo.
Transversal: temas e eixos temáticos relativos à EDH são integrados às disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas e contextualizadas na realidade, numa dimensão local, regional ou global. Refere-se à maneira como os seres humanos aprendem.

Temas transversais
- relacionam-se à vida cotidiana da sociedade;
- aproximam a vida das pessoas do currículo formal da escola, ou seja, constituem-se como uma oportunidade para desenvolvermos os conteúdos das mais diversas disciplinas a partir de um tema relevante socialmente;
- a característica central é a relação que se estabelece entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade): palestras, debates, discussões, a fim de que um tema possa ser melhor compreendido.

Metodologias ativas de aprendizagem
Construtivistas:
- os estudantes constroem seu próprio conhecimento por meio da seleção ativa de novas informações: o aluno é um ser que já tem conhecimentos, informações e desejos e as novas informações que recebem são incorporadas a seu universo pessoal de conhecimento. Ao aprender, o sujeito é ativo e interage com o que está sendo transmitido a ele;
- a construção do conhecimento acontece por meio da atividade individual e social: trabalhos em grupos e interações com os colegas contribuem para a construção do conhecimento;
- a natureza das atividades influenciará a qualidade do conhecimento adquirido: às vezes, uma aula expositiva não terá a mesma efetividade do que um projeto ou uma ação em campo; a aprendizagem varia conforme a natureza.
Um exemplo de metodologia ativa é a  Aprendizagem Baseada em Problema - ABP, que tem como ponto de partida o uso de problemas para a aquisição do conhecimento. É a partir desses problemas, elaborados pelos próprios alunos ou pelos professores, que o estudante irá construir seu conhecimento. A aprendizagem constitui-se como centro do processo, e os alunos se fazem protagonistas, olhando e questionando a realidade em que estão inseridos.
Os Direitos Humanos são um tema bastante rico para ser problematizado, pois possibilita a identificação dos direitos, seu reconhecimento e a reflexão crítica sobre a realidade. Este processo implica, necessariamente, no conhecimento advindo de diferentes áreas do saber, imprescindíveis à compreensão e consideração da realidade.


No vídeo, o professor Rui Lima, professor do departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Minho (UMINHO - Portugal), fala sobre o conceito de ABP (PBL - Problem Based Learning) e como aplicá-la. Tem sotaque português, mas é de fácil compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário